WASHINGTON RIO BRANCO BATERÁ PONTO NA SEMA?

14/05/2009 12:01

Será mesmo dessa vez que o agora secretário estadual de Meio Ambiente, o folclórico Washington Rio Branco (PV), finalmente trabalhará de fato no órgão o qual já era lotado há mais de 10 anos como concursado, mas que, segundo alguns funcionários da repartição nunca aparecera na vida para bater ponto. Ou será que o afilhado de Sarney Filho fará semelhante à governadora pif-paf eleita pelo TSE, Roseana Sarney - que despacha de sua mansão milionária no Calhau?

Washington já se acostumou com a velha malandragem do receber sem trabalhar, tanto na UFMA quanto na UEMA, instituições nas quais “exerce” a função de professor fantasma (de acordo com alunos das duas universidades, o mesmo raramente era visto para dar aulas). Inclusive, segundo as mesmas fontes docentes, Rio Branco tem cometido ao longo de anos o ilícito de “lecionar” em três faculdades (incluindo aí o Ceuma) quando na verdade o estatuto de dedicação exclusiva das universidades estadual e federal exige que o professor se dedique integralmente ao local de trabalho – ou seja, ele só poderia receber salário e trabalhar – caso gostasse, em apenas uma instituição.

Washington, o oferecido (lembram que primeiro ele fez de tudo pra emplacar no governo Tadeu e nada; depois tentou se jogar para o Ibama, mas a sarneyzada não comprou a briga e quem assumiu foi uma petista, isto é, mais um fora?) até agora não mostrou a que veio à frente da Sema. Talvez não esteja muito preocupado porque como ex-candidato a vereador da capital só a tem a prestar contas com os pouco mais 500 eleitores que se arriscaram a votar nele nas últimas eleições.

Além de fazer um raspa e exonerar vários técnicos do órgão - diga-se de passagem, até profissionais concursados do quadro e que sempre trabalharam, ao contrário dele – Washington Rio Branco também está transformando a Sema em um cabide de empregos para parentes e amigos. Entre um dos casos de nepotismo explícito está a nomeação de uma cunhada, mulher do seu irmão Wellington Rio Branco, para um cargo de alto escalão.

Mas as informações que chegaram ao blogue são de que a maioria das nomeações é de apadrinhados políticos do deputado federal Sarney Filho que, na verdade, seria de fato o grande mandatário da pasta. Os comentários, inclusive, já lhe têm rendido o apelido de Washington Rio ‘Laranja’.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.